Este Blog tem o objetivo de apresentar registros

fotográficos e comentários sobre corridas de rua.



Inscrições a partir de 15 de MAIO - http://corre10.ne10.uol.com.br

Inscrições a partir de 15 de SETEMBRO - http://corre10.ne10.uol.com.br

quarta-feira, 11 de julho de 2012

A MARATONA DO RIO DE JANEIRO e o PREFEITO MALIGNO



Todos reconhecem o esforço que o corredor amador faz para concretizar o seu sonho de terminar uma maratona. Muitos quilômetros, muitos sacrifícios e muitas dores. Até ultrapassar a linha de chegada, o maratonista amador tem uma missão muito difícil para conciliar trabalho, família e treinos. Associado a tudo isso, ainda precisamos contabilizar as despesas com equipamentos e viagens. E quando saímos do conforto de nossa casa e viajamos para outras cidades em busca de novas maratonas? Tudo pode ficar mais fácil e divertido quando se tem amigos.

As dificuldades podem ser minimizadas quando uma “carinha” conhecida vai nos recepcionar no aeroporto. Não estou falando de economia por conta de uma carona, mas sim de um gesto de camaradagem que nos dá uma sensação de que somos especiais.

Os amigos e maratonistas Elis (Diário de uma Corredora) e Robson me permitiram experimentar esse sentimento. Cheguei ao Rio de Janeiro para participar da Maratona Internacional Caixa 2012 e fui recebido no aeroporto pelos amigos que me levaram para tomar um delicioso café da manhã, para pegar o kit da prova e ainda me deram alguns presentes. Ganhei uma linda caneca, lasquinhas de casca de laranja cristalizadas e um pacote especial de café. Meus amigos, obrigado por tamanha delicadeza e atenção. O café Samba é uma delícia! Aqui em casa as lasquinhas de laranja desapareceram junto com o primeiro gole de café.

Na hora do almoço, fui cooptado pelos maratonistas e amigos Drica e Sérgio (Let's Run - Correndo na Viagem), o casal mais simpático do Rio de Janeiro. Gosto de gente assim, que mostra o último molar. Eles me levaram para almoçar no Jardim Botânico e para passear na Floresta da Tijuca. Adorei conhecer a Vista Chinesa e a Mesa do Imperador. O lugar é lindo e mais uma vez me senti especial. Meus amigos, não existem palavras para agradecer. Espero ter oportunidade para retribuir tamanha gentileza. Os amigos cariocas ainda mandaram uma lata de biscoitos da Confeitaria Colombo para Ana Carolina e Laurinha. Até Minty, o bichinho preferido de Laura, comeu esses deliciosos e crocantes biscoitos.

À noite, fui ao jantar BALEIAS e encontrei muitos amigos de todo o Brasil. O guru Miguel Delgado reuniu o seu BALEAL em um restaurante no Botafogo para celebrar a amizade, que é uma das principais características do grupo. Como sempre, fui acolhido de forma especial por esse grupo que eu adoro. Foi muito bom poder rever e abraçar o “gordão (agora) delgado”.

Depois de ter vivido um sábado de grandes emoções, no domingo, o joelho direito já avisava que a missão maratona não seria fácil. Durante o aquecimento, ele já emitia sinais que eu deveria desistir. Era a Síndrome da Banda Íleo Tibial chamando o bom senso para uma conversinha. Desistir? Isso não fazia parte dos meus planos.

Depois da largada, já no quilômetro cinco da prova, a dor chegou de forma lancinante. Parecia que tinha uma faca enfiada entre o fêmur e a tíbia. Pra minimizar a dor, fiquei procurando um jeito diferente de correr. Tinha a impressão que eu parecia um pato correndo. Coisa horrorosa!

Quando a ideia de caminhar já começava a ficar mais forte, o meu amigo Emerson Barbosa, o Prefeito 0800, fundador da Turma da Tesoura da ACORJA, encostou e experimentou explicar a etimologia da palavra CORREDOR para me convencer a não caminhar. 

Correr com a dor no joelho por mais 37 quilômetros não parecia ser uma das melhores ideias. Mas segui na companhia de Emerson e escutando toda aquela teoria.

O Prefeito Emerson, desempenhando uma estratégia para me distrair, exerceu toda a sua malignidade. Falou mal de todos os amigos da ACORJA. Começou dizendo que abandonou Paulo Sobral logo no início da prova por que ele só queria apreciar as paisagens. Depois, a cada três quilômetros, o Prefeito Maligno soltava uma “pérola” que me divertia e me fazia esquecer um pouco do joelho.

Mais um posto de hidratação e lá vem outra observação ácida: “Olha aí, esse é de Tabira! É primo de Júlio Cordeiro”, apontando para uma criatura exótica que corria toda enfeitada pela orla da Barra da Tijuca.
Até o quilômetro 28 o Prefeito Maligno falou mal de Lula, Almir, Pâmela, Paulo de Mamãe, Hélder Zambetinha, Juliana, Flávio Maia, André, Lulu, Gelinho e Alemão. Só não finalizou a lista da ACORJA por que precisaria de uma corrida de 100 km, tipo Caruaru x Garanhuns, para dar conta de tanta gente.

O Prefeito corria muito concentrado, administrando bem o seu tanque de combustível. Na chegada ao Leblon, Emerson disse: “Gigi, agora vou mais rápido. Antes que Almir faça, eu pretendo inaugurar o blog EU GANHEI DE JÚLIO CORDEIRO, ok?

Como um carro de Fórmula 1, o Prefeito desapareceu no meio da multidão e seguiu para conquistar a sua medalha com o espetacular tempo de 03:51:04.

Seguramente, ele nem imaginaria que a minha vitória sub4 (03:58:12) seria fruto de sua virtuosa capacidade de distrair o meu joelho.

Emerson, obrigado por sua ajuda e por me ensinar mais uma lição de corrida. Embora o desafio seja pessoal, nunca estamos sozinhos numa maratona. Você, os amigos especias e a ACORJA estiveram em meu pensamento e segurando o meu joelho durante os 42 km da prova.

Estou todo quebrado, praticamente um tetraplégico, mas feliz “prá” caramba!
Já estou sonhando com a K42 Bombinhas...

41 comentários:

  1. Bravo, Gilmar! Parabéns pela luta e vitória no Rio. Cuide bem desse joelho, vai precisar dele inteirão para os próximos desafios que certamente virão. Satisfação em revê-lo. Um grande abraço e até qualquer outra maratona dessas por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio,
      Gostamos de desafios e histórias. A nossa participação nessa maratona deixa de herança mais um capítulo para os nossos livros de memórias.
      Abração!

      Excluir
  2. Gilmar,
    Parabéns! um tempo desse com um joelho quebrado, imagina se tivesse inteiro!
    Fico feliz de tê-lo reencontrado mais uma vez. Você é a simpatia em pessoa... que bom que os amigos puderam recepcioná-lo. Você merece um tapete vermelho em cada lugar onde vai!
    Se cuida!
    grande abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio,
      Onde tem BALEIAS eu vou me escalando para o jantar, o almoço, o passeio, etc.
      Repito, gosto de gente simpática e você e sua família jogam nesse time. Os meninos são bonitos demais. Parabéns!
      Ainda vamos fazer juntos um treino secreto aí no RJ. Gosto da ideia também de correr nas terras do Dom Ricardo Hoffmann, aquele lugar é muito "bonito".
      Valeu!

      Excluir
  3. Caramba, Gilmar! Se com dor no joelho você corre sub 4, nem quero pensar como seria se estivesse inteiro... rsssss
    Gostei de te conhecer pessoalmente, Gilmar.
    Mas ficou faltando um 'algo mais'. Faltou a possibilidade de conversar mesmo. Qualquer dia desses mudamos esse placar.
    Parabéns pela Maratona, pela determinação, pelo tempo, enfim, fiquei feliz com sua vitória pessoal.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel,
      Preciso desse joelho inteiro para fazer K42 Bombinhas. Agora vou repousar bastante antes de iniciar os treinos específicos em praias e trilhas.
      Na próxima oportunidade, sentarei ao seu lado para batermos um papinho ou, quem sabe, numa ida a São Paulo, marcaremos uma corridinha, ok?
      Abração!

      Excluir
  4. Gilmar, querido amigo!!!
    sua voz gostosa, seu sorriso, ainda ecoam aqui em minha casa!
    sento na varanda pra tomar café, e me lembro de você aqui conosco!
    pra todo mundo, eu digo logo: Gilmar esteve em minha casa!!! tomamos café juntos:)
    muito obrigada pelo prazer de sua companhia, e pelos presentes lindos!!!
    e deliciosos:)

    foi um fim de semana muito especial!
    amigos e maratona, aqui, na Cidade Maravilhosa!!!

    parabéns pela sua prova!
    pela sua superação!
    pela sua conquista!

    realmente, correr matraqueando ajuda mesmo:)

    um grade abraço!
    Minty é lindo:)

    saudades, meu amigo!
    agora bora retomar os treinos, e focar no próximo desafio, a K42:)
    vai ser muito bom reencontrar você e o pessoal animado da Acorja por lá:)

    beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis,
      Ainda estou curtindo essa emoção de me sentir especial: amigos no aeroporto, café da manhã, boa conversa, passeios, presentes, muitos quilômetros. Ah se o tempo pudesse voltar... Adorei conhecer o Robson, ele é muito simpático e gosta de conversar, de contar histórias.
      Essa Maratona no Rio foi muito especial.
      Vamos seguindo para a K42 e sonhando com a Transvulcania, Patagônia Run...
      Beijão!

      Excluir
  5. Você sumiu na entrada do Ônibus? Não conseguiu ir no mesmo nosso? Perdeu a dica de ouro da Marayse sobre a dor no joelho! Aquilo tem que entrar em todo compêndio do corredor! Pergunta se ela sofreu do joelho?! Véio, a parada é sinistra.

    Parabéns pelo provão! não tenho a menor ideia do que você sofreu cara, desde o km 5!! Isso dá um sabor mais que especial. Gostei do calendário para o dia 21/7!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo,
      fiquei nas cadeiras lá no final do ônibus. Aquela maluquice que foi a chegada me deixou com pouco tempo para aquecer.
      Essas histórias sobre joelho tem surgido e me assombrado fortemente. Meda!
      Espero estar por aqui no dia 21 para participar da longão especial em Aldeia e conversar com você.
      Foi tudo muito rápido lá no RJ, mas receber um sorriso de uma pessoa tão especial logo cedo lá no Aterro já deu uma carregada nas baterias.
      Aguardo notícias. Depois manda os contatos telefônicos por e-mail, ok?
      Abração!

      Excluir
  6. Que delícia de post!
    Tão chegar em algum lugar e ser "apadrinhado" por tantos amigos! Feliz, muito feliz por atitudes e gestos carinhosos! Em meio a tanta competição, vamos vendo ao longo do caminho que a disposição e a gentileza são características especiais!
    Parabéns a vc, amigo, pela força física, por resistir a essa bendita SBIT, sei o que é essa danada, desde então, procuro não ir além dos limites. Corredor que se preze, quer ir além, mas corredor com sabedoria, segura a onda, kkkk! Dor não é comigo!
    Forte abraço, sei que a alegria compensa qualquer cansaço!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone,
      Obrigado pelo comentário tão simpático.
      A dor é um dos mecanismos mais espetaculares da natureza. Ela indica o lugar em que algo não está funcionando corretamente, nos dando a possibilidade de cuidar e de preservar o corpo.
      Sei que foi loucura, mas no final me sentia um heroi. Essa emoção foi muito forte...
      Beijão!

      Excluir
  7. Amigo gilmar,parabéns pela bravura,imagino se você estivesse como no último treino que fizemos juntos (14/04) descendo a serra das russas, a la uzain bolt, seria um sub 3.30. Que bonita a recepção que você teve dos baleias, e você merece . Abraço e até breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro,
      Fiquei muito feliz com as boas notícias sobre a sua condição física. Arcoverde está em festa!
      Rachel também abalou o mundo que corre com a sua participação na Meia Maratona.
      Desejo sorte lá nas 24h dos Fuzileiros.
      Não estou frustrado com o meu resultado, mas eu estava com fôlego sobrando e o joelho machucado.
      Paciência, essa é uma lição que a corrida nos ensina.
      Grande abraço!

      Excluir
  8. Valeu meu garoto !!! Mais uma maratona com grande estilo, quere é poder!! Parabéns por saber enfretar as dores, evidentimente o sofrimento nesta maratona, deixou marcas que jamais será esquecida, mas o trofeu que recebeste pela conclusão da mesma será eterno no teu CORAÇÃO. O lindo disso tudo meu filho é que após o SOFRIMENTO vem o reconhecimento através da VITÓRIA.
    Valeu campeão!!! Parabéns e até Bombinhas, lá estaremos juntos!!!
    Abraço
    LULA HOLANDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Holanda,
      Aprendi muito com a ACORJA nos últimos anos e sou muito grato por tudo.
      Correr com o coração é realmente um desafio. As minhas duas últimas experiências com maratonas ensinaram que se a razão falar mais alto, é possível achar que correr 42 seja algo impossível.
      Como adoramos grandes desafios, em Bombinhas estaremos juntos para mais uma corrida.
      Boa sorte nas 24horas dos Fuzileiros. Estarei aqui torcendo por todos.
      Abração!

      Excluir
  9. Não sei por que mas esse foi o seu melhor post GIGI.. :)
    Se correr é muito bom...
    Correr com você foi muito melhor!!!
    A dor foi só um aperitivo da nossa felicidade em completar a prova.
    E aprenda essa lição..nunca queira está lá na frente, porque senão sempre tem alguém lá atrás falando mal, quer dizer bem, de você...
    Recupere-se rápido amigo, ACORJA te espera!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson,
      A camaradagem parece um aspecto comum entre os corredores.
      Sonhava em gazelar pelas ruas do Rio, mas parece que a dor no joelho veio me dar mais uma lição de humildade.
      Você é autoridade e pode falar à vontade.
      Obrigado por tudo e um grande abraço!

      Excluir
  10. Grande Gil!!!A vida é um espelho e vc recebe o que dá!!Isso se encaixa perfeitamente em vc!!.Jeito alegre,simpático,agregador,simples e tantos outros adjetivos que necessitariam outra maratona para relata-los!!Parabéns pela raça.!!Cuida dessa lesão e em Bombinhas vamos detonar juntos!!Esse prefeito é putro(totalmente benigno)!!Obrigado pela amizade de vcs!!Abs:Paulo Sobral!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,
      Obrigado pelo comentário e palavras tão bonitas. A ACORJA está cada vez mais fortalecida com tanta gente especial que está chegando e ficando.
      Estou seguindo todos os seus conselhos e prometo que chego em Bombinhas inteiro para correr a K42.
      Abração!

      Excluir
  11. Quero dizer esse prefeito é (outro)

    gente boa pra caramba!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Esse Prefeito é o melhor do melhor do mundo.
      Perfeito!

      Excluir
  12. Aeeeeee Gilmar!!!

    Conheço bem a sindrome da banda ilio-tibial... horrivel!

    No final deu tudo mais o que certo!! Mandou super bem na prova!!! Parabéns!!!

    Como diz a música: "quem tem amigo nunca está sizinho...". Alias, quando é que vem para as bandas de São Paulo?

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana,
      Tenho a esperança que essa famigerada SBIT me largue antes da K42.
      Tenho planos para correr a maratona de São Paulo em 2013.
      Valeu!

      Excluir
  13. Oi Gigi,

    Vc realmente é uma pessoa muito especial e abençoada. A sua voz e sotaque nos encantam e por isso sempre é bem recebido por todos.

    Quem me dera sempre ter um dedo de proza com vc. Nunca vou me esquecer daquela tarde maravilhosa depois da Pampulha. As suas histórias são sensacionais.

    Parabéns por tem completado a maratona com tanta maestria.

    Bjos,
    Dani
    correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani,
      Boas lembranças de BH. Adorei esse povo do Paraná. Acho que em breve muitos BALEIAS e amigos BALEIAS irão desembarcar no Paraná para uma grande aventura.
      Beijão!
      Gilmar

      Excluir
  14. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Grande amigo Gilmar boa noite que bom que veio correr a Maratona do Rio, como sempre dando espetáculo no Relato, ahhh dessa vez vc não tirou fotos dos corredores e sim tiraram de vc correndo...hehehe..., o tempo para vcs foram perfeito né...rsss...mas para mim eu odiei, não gosto de correr com temperatura assim...hehehe...
    Só foi uma pena que estavamos tão perto e não nos encontramos, mas valeu campeão.
    Bom descanso e boa semana,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge,
      Você gosta quando o desafio é no limite, ou seja: 42km + sol = Jorge Feliz. Se durante a maratona tivesse o mesmo sol do sábado que antecedeu a prova, estaríamos literalmente fritos.
      Grande abraço!

      Excluir
  15. Oi Gilmar realmente no jantar BALEIAS foi tudo muito rápido , queria conhecê-lo pessoalmente isto foi possivel mas faltou um bom bate papo , pretendo ir pra RECIFE entre setembro ou outubro , ai colocamos uma boa conversa... gosto muito do seu blog e suas fotos, Parabens pela Maratromba da agua, foi muito bem !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walter,
      Essa maratona foi especial não somente pelo tempo sub4, mas pelos momentos com os amigos antes, durante e depois da prova.
      Esse final de semana foi espetacular.
      Grande abraço!

      Excluir
  16. Não vou conseguir expressar nessas linhas o quanto foi bom recebê-lo em nossa terra.
    As amizades que conquistamos nesse mundo da corrida devem ser preservadas, com carinho e com cuidado.
    Obrigada pelo sábado e pelo final de domingo agradável, adoramos suas histórias e ontem me acabei de rir sozinha ao fazer e lembrar do "óóóóóhhhhhh" que Laurinha também faz por aí. São essas coisas que fazem valer a pena.
    A obra daqui de casa acabou ontem, e junto com seu fim veio a limpeza. Estarei mais do que pornta para as 24h, não é mesmo? Da próxima vez que vier ao RJ, faremos pizza para recebê-lo ou recebê-los ... ainda estou aguardando o dia em que conheceremos Ana Carolina, Laurunha e agora o adorável Minty!
    Um beijo Gilmar, meu amigo Gigi, se recupere logo para voltar aqui e correr pela Lagoa.

    ps.: Espero que agora seu joelho esteja ao menos dobrando, pq domingo ficamos assustados ao vê-lo partindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Drica & Sérgio,
      O fim de semana com vocês me deixou em estado de graça. Tinha certeza que não importaria qual o passeio ou restaurante, mas estando na companhia de vocês eu estaria feliz.
      Aqui em casa, enquanto Minty devorava os biscoitos Colombo, disse a Laurinha que você também faz o "óóóóhhhhh". Ela riu um bocado.

      Não se espante com o joelho. Eu sou muito mole, sempre chego quebrado depois de uma corrida desse tipo. É que a dor aparecia quando dobrava o joelho. Carolina diz que eu pareço aquela barata alienígena de Homens de Preto quando ela está na pele de um humano, andando todo torto.
      Agora já estou bem e sem tomar analgésicos, monitorando onde dói para tratar com gelo.

      Meus amigos, tenho muitas saudades de cada minutinho que fiquei com vocês.
      A minha casa estará sempre à disposição para recebê-los. Apareçam!
      Desejo muita força e alegria durante as 24 horas dos Fuzileiros.
      Beijão!

      Excluir
  17. Poxa deve ter sido muito bom esta experiência de correr ao lado de alguém que nos distrai. Parabéns pela belíssima corrida, apesar da dor.Mas vc acabou não explicando a etimologia da palavra corredor.

    Prazer em te conhecer. Espero logo mais estarmos juntos em outros eventos.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dart,
      Foi muito bom te conhecer lá no jantar BALEIAS. A sua simpatia foi a credencial para entrar na equipe do guro Miguel.
      Beijão!

      Excluir
  18. Lindo...amo os dois!Você com esse seu carisma arrebatador,Emerson com a capacidade de tirar uma "pérola"de onde não parece haver nenhuma possibilidade.Parabéns mais uma vez,o orgulho como diz meu amigo Lance agora é para sempre.está aí,registrado!Ju Job.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju,
      Administrar a dor é a sua cara. Sei da sua capacidade de ir mais distante mesmo quando a dor aparece para estragar os planos. Foi muito bom começar a prova sabendo que por nada eu iria desistir. Poderia até caminhar, mas chegaria umas 10 horas depois.
      Com a companhia do bem humorado Prefeito, correr no Rio de Janeiro foi uma delícia (aí!).
      Ju, desejo sorte, força e muita felicidade durante as 24 horas dos Fuzileiros.
      Beijão!!!

      Excluir
  19. GILMAR, VOCÊ RELATOU TÃO BEM QUE EU POSSO DIZER QUE ESTIVE LÁ. MORTA DE VONTADE DE TER IDO. MAS... VAI CHEGAR MEU DIA. POR ENQUANTO VOU COMEÇAR DO ZERO DE NOVO, DEPOIS DESSE PERÍODO PARADA. DOMINGO VOU CAMINHAR 5 KM PRA MATAR A SAUDADE, CORRER, SÓ EM SETEMBRO. GRANDE ABRAÇO! MARIANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana,
      Obrigado. Aguardamos o seu retorno triunfal ao mundo das corridas.
      Ainda estou sem correr desde a maratona. Amanhã inicio a musculação e na quarta uma corridinha moderada para matar a saudade.
      Valeu!

      Excluir
    2. Oi Gigi, uma coisa é certa, quando a gente pensa, resolve e vai correr no Rio, parece que ficamos em estado de graça, tudo fica leve, bonito, perfeito, fico assim quando corro lá........
      mesmo não sendo novidade prá mim o seu feito, te parabenizo pela determinação de correr com dores até o final. Cabra macho.

      um bjus carinhoso

      Excluir
    3. Marinês,
      Existe uma energia impressionante naquela cidade, isso é uma verdade. Mas com aquela quantidade de amigos especiais, tudo fica mais fácil, até esquecer das dores pós maratona.
      Parabéns para o Bilu, que fez sua estreia na melhor maratona do Brasil.
      Beijão!

      Excluir
  20. Nossa amigo, que relato show!
    Superação viu! E que tempo!!! Imagina se o joelho estivesse inteiro!
    Muito legal!
    Abraçãoooo:)

    ResponderExcluir